Galeria

Portfólio das obras do artista Marcantonio

Galeria 01 – Melancolia Mostrar Imagens

A série MELANCOLIA de Marcantonio inspira-se diretamente na gravura MELENCOLIA I do artista renascentista alemão Dürer. Criada em 1514, a gravura fascina por seu complexo simbolismo, que remonta à ideias próprias da Idade Média: a chamada Teoria dos  Quatro Temperamentos Humanos. Acreditava-se que um desses temperamentos, o melancólico, seria próprio daqueles que se dedicam à geometria e às artes. Durante o Renascimento a melancolia foi associada ao gênio criador, constantemente insatisfeito diante da impossibilidade de alcançar a prefeição.
Na gravura de Dürer a figura feminina alada, contrafeita e reflexiva, deve representar esse gênio criador, ou mesmo a Razão humana, em momento de impasse diante de vários objetos e ferramentas, símbolos das artes e da ciência, impasse esse que pode ser motivado pela flutuação dos valores, própria das épocas de mudança como era a de Dürer.
Com alguma liberdade Marcantonio extrai de MELENCOLIA I uma possível reflexão sobre a natureza dupla dos objetos ali representado: são objetos funcionais(ferramentas e instrumentos) e também objetos simbólicos _ a ampulheta marca o tempo mas também simboliza o tempo. Sendo assim o impasse criativo pode ser representado por duas indagações: “O que fazer com tais instrumentos?” e, por outra, “O que fazer com tais símbolos?”. Foi partindo dessas duas perguntas que Marcantonio realizou, entre 2005 e 2007, os trabalhos aqui expostos, como expressão de uma angustia pessoal diante da contemporaneidade: O que fazer? Que meios usar? Quais símbolos ainda tem validade?. Para tanto os símbolos e o “espírito” da gravura de Dürer foram manipulados, emblematizados de modo a extrair deles novas significações como, por exemplo, a força, a violência, a identidade, o consenso imposto e etc.

Assista o vídeo da Exposição no Centro Cultural Correios

Galeria 02 – O Julgamento de Páris Mostrar Imagens

Série de trabalhos que se apropria do mito grego para confrontá-lo com o atual processo de fetichização da beleza e da aparência, do erótico empostado que se quer efêmero enquanto escolha.

Galeria 03 – Sobre a Coca-Cola Mostrar Imagens

Uma visão bem-humorada sobre o papel do produto na nossa cultura e a tendência  atual da publicidade em agregar ao comercio valores que lhe são alheios.

Galeria 04 – O Avesso do JornalMostrar Imagens

Série em técnica mista sobre tela utilizando a transferência  de jornais, tematizando as diversas formas de violência.

Galeria 05 – Coletânea Mostrar Imagens

Trabalhos antigos ou esparsos e séries em desenvolvimento.

Galeria 06 – Instalações → Mostrar Imagens

Duas instalações selecionadas para o XII Salão Municipal de Artes Plásticas de João Pessoa – Casarão 34 – 2008

Vídeos Você pode assistir a dois vídeos de Marcantonio na página Arte e Filosofia ou, então, clicando sobre os títulos abaixo:

Canopo

O Prumo e o Pêndulo

Responses

  1. Grande MARCANTONIO.
    Tive outra grata surpresa. A primeira na sua exposição no Centro Cultural dos Correios. A segunda, por indicação do nosso amigo em comum, este Blog. Sinceramente, estou muito feliz em poder ver essa série “O Avesso do Jornal”. Espero te encontrar em breve. Desejo-lhe muito secesssssso.
    Do admirador dos seus trabalhos. Jung.

  2. Hoje me detive mais na série “O Julgamento de Paris”, cuja presença orgástica acerca do mito grego evidencia muito bem o processo de bricolagem análogo às nossas condições de seres atuais fragmentários, simplesmente, alimentados pela mera condição aparente do “estar aí” no mundo.

  3. Marco, só agora tive um tempo de olhar o site.
    Ficou muito muito bom ! Parabéns ! Fiquei feliz de ver como o teu trabalho amadureceu. A propria tarefa de expor em um site as suas obras deve ter sido também uma experiencia importante para você. Isso vai ajudar a divulgar (é o seu portfolio). Não tive tempo de ver tudo, olhei principalmente a exposição do Melancolia e alguns textos. Depois comentarei as poesias e outras partes. Um grande abraço e força !

  4. MARCANTONIO, esse seu Trabalho O Julgamento de Paris é uma das melhores coleções que já apreciei nos últimos tempos. Meus parabéns.

  5. Olá Marcantonio, primeiro desculpe a demora de responder. Tive uma semana muito conturbada… Então, que bom que você gostou do meu blog e melhor ainda que você viu algo específico que te agradou tanto.
    Também gosto muito de lá, é bem diferente de Recife, JP ainda preserva uma certa paz.
    Gostei do seu blog também, posso fazer uma ligação?

    Abraços, yzak

  6. Maravilhado aqui a degustar perfeita combinação de arte e filosofia…

  7. Gostei de tudo por aqui, muito belo. Parada obrigatória.

    forte abraço

  8. Linkei no Sobre Artes Visuais. Um abraço.

  9. Fico muito feliz em ter sido uma grande amiga e projetar a arte de Marcantonio.
    Claudete cabaró


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: